quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Córtex

Um dia destes, após assistir a um raro momento de televisão, em que falavam de pessoas que tinham estado em coma, questionei-me um pouco sobre a nossa sociedade, tal como ela é... ou simplesmente não é.
No tal programa, a mesma voz solene de sempre, explicava que as nossas emoções primitivas, eram somente controladas pelo lobulo frontal situado no cortex pré-frontal, como que se de uma "firewall" evolutiva se tratasse.
Afinal de contas, o que nos impede de matar alguem na rua, ter sexo em público, ou outras actividades "socialmente" menos aceitáveis, é um mero impulso nervoso, estimulado por uma mera reacção química. Tudo isto faz-me questionar então o papel dos valores na sociedade em que vivemos, seja ela em Portugal ou num país minimamente desenvolvido. Não vivemos nem nos regemos por princípios que construímos, mas sim por um mero objecto químico fruto da evolução, na minha opinião tão aleatória como uma moeda atirada ao ar.
Claro que se pensarmos bem nisto, os "serial killers", e afins, podem ser desculpados pois afinal o que os fez matar foi meramente um problema genético, que mesmo antes de sermos quem somos, determinou que iríamos ser.
Receio que isto se esteja a tornar num texto pseudo-intelectual, mas fiquei realmente curioso sobre as reacções e emoções humanas que afinal de contas fazem girar o mundo. Agora sei, que afinal os nossos políticos, e muitas das pessoas que conheço (mas não todas), não são burras mas sofrem apenas de um grave defeito genético que as impede de dizer algo inteligente.