domingo, novembro 27, 2005

Spesições "Saudades de mim"

Já passou quase um mês desde que se deu inicio à exposição "Saudades de mim" e infelizmente só agora tive tempo e provavelmente paciência para escrever algo de modo a explicar o que se passa por lá.
Inicialmente quando me propus a expor algo, nunca tinha tido como objectivo principal a fotografia.
Toda a exposição mostra fragmentos do meu passado. Talvez seja mais correcto chamar-lhes memórias pois não são mais do que isso.
Infelizmente em Portugal, temos muito receio de expor/afirmar, o que sentimos por alguém ou por algo num determinado momento. Todos nós amamos, odiamos, deprimimos, choramos, mas raramente o admitimos.
Durante algum tempo quis amar como nunca ninguém o tinha feito, tenho acabado por cair num abismo intransponível. Em “Saudades de mim”, tentei captar mesmo isso. Através de textos escritos no momento, ou fotografias quase premonitórias, consegui delinear um bom pedaço de uma vida que acabou por se tornar algo por vezes idealizado. Como exemplo gostaria de referir uma foto em especifico, em que uma rapariga aparece olhando para o lado. Numa conversa que tive com um amigo, referi a incrível ironia premonitória da foto. Após tanto tempo parece que essa mesma pessoa continua a olhar para o lado, apesar de lá estar presente.
Todas as fotos e textos falam mesmo sobre isso, indo a um nível mais profundo nos textos ao assinar como J. West ou como E. West. A criação de pseudónimos foi no meu ver uma tentativa bem conseguida de colocar personagens do lado de fora, observado por vezes os níveis de desespero que consegui atingir.
Muito mais fica por dizer sobre a exposição, mas penso que com isto consegui referir os pontos essenciais de tudo isto.
Agradecia desde já e convido quem gostou da exposição, a escrever para o meu e-mail (orpheusmyth@gmail.com). Vi que apenas uma pessoa comentou algo, ficando um pouco em anonimato e por isso convido a SaraP e quem quiser a escrever para o mail.

Para ti que mesmo olhando para o lado nunca deixaste de me ver...